segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dia do amigo








 " Um amigo pode não resolver nossos problemas, consertar nossos relacionamentos ou tomar decisões por nós... mas um amigo pode ouvir e, de algum modo, tudo fica mais leve ".



As irmãs Cléa e Gyslaine são amigas de infância. São consideradas irmãs por todos da família. Amizade de longos anos, amigas, comadre, irmãs. Grandes mulheres.


Neide foi companheira de trabalho, de viagens, de baladas, de confidências... A distância fez com que essa amizade estivesse , digamos assim,  congelada! Parou no tempo, mas não na saudade dos bons tempos que passamos juntas. Impossível esquecê-la. Será sempre uma grande amiga.


Risoneide - outra grande amiga de trabalho, de viagens, de finais de semana, das baladas (lembra dos happy-hours na sua casa?), das compras no shopping, das cartomantes e aquela amiga fiel. Até hoje vem me visitar. Grande garota!


Lauri (à esquerda) não era minha amiga na época em que trabalhávamos juntas. Mas tornou-se uma a partir do momento que nos "reencontramos" no Orkut. De lá pra cá, sempre antenadas e sempre acompanhando a Risoneide nas visitas à minha casa. Amiga vibrante...


A Teka é uma amiga surpreendente. Quando eu penso que ela sumiu no mapa, ela me liga e me põe a par de tudo o que está acontecendo com ela. Hoje tivemos um papo para mais de trinta minutos no telefone e isso me deixou muito feliz. Não me esquece e nem eu a ela. Foi (continua sendo) amiga para todo momento. Viajamos juntas e já aprontamos muito na nossa juventude. Inesquecível amiga!


Logo que comprei o computador (já faz muitos anos...) eu comecei a escrever um diário na internet. Na época não havia blog. Nesse diário podiam deixar comentários, interagir. A Rê foi uma. No início foi uma amizade virtual, mas a empatia foi tão grande que resolvemos nos conhecer pessoalmente. Veio à minha casa e somos amigas até hoje! Rê - você é DEZ.


A minha querida amiga Arlete foi minha vizinha (de porta) durante alguns anos. Ela era minha amiga, confidente, conselheira, irmã e, em muitos momentos, minha mãe. Infelizmente ela mudou-se e nunca mais a vi. Arlete, querida, sinto muitas saudades dos nossos papos e dos cafés que tomamos juntas.



Depois de aposentada, resolvi frequentar a Faculdade da Terceira Idade. Nos primeiros dias de aula, sentou-se ao meu lado essa moça que me cativou de imediato pela alegria que ela me transmitia. Angelina tornou-se minha querida amiga. Estamos sempre juntas e em contato. Será uma amizade eterna!



A Lu não sabe, mas essa amizade começou num momento especial da minha vida. Quando a síndrome do ninho vazio me atacou, foi ela, com suas aulas deliciosas de pintura primitivista, que me empurrou pra vida outra vez. Garota talentosa! Será mamãe em poucos dias.



Olíria Regina - amiga virtual! Ainda não a conheço pessoalmente, mas é tanta afinidade que parece que nos conhecemos há muitos, muitos anos, não é querida? um dia, com certeza, iremos nos conhecer. E tudo começou com um comentário sobre um perfume, numa comunidade do Orkut. E  a amizade perdura até hoje. Grande amiga virtual.



A Márcia trabalhou comigo e um dia, na minha casa, conheceu meu primo e tempos depois se casou com ele. Fui madrinha do seu casamento e da sua primeira filha. Amizade, companheirismo, família. Ela é tudo isso até hoje. Grande mulher, mãe e filha.


Mainha é outra amiga virtual muito especial. Também a conheci através do Orkut, agora estamos no Face e trocamos muitos e-mails. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente. Quando estou precisando de algum empurrão, eis que surge um e-mail da Mainha e tudo muda ao meu redor. Ela tem esse poder. Podemos desejar amiga melhor?


Ilaine também é amiga virtual. Lendo seu blog, pude perceber nela uma mulher sensível e delicada. Seu blog é um dos melhores que li até hoje e sempre dou uma passada pra ver o seu castelo.


Não posso deixar de mencionar tantos outros amigos que conheço e que ainda não conheço. São os amigos da internet. A eles também faço a minha homenagem, pois quando estamos no computador, estamos conectados a todos, se não perto dos olhos, mas perto do coração. Amigos parceiros.


Amigas queridas, essa é a maneira que encontrei de agradecer os preciosos momentos de nossa  amizade, quer seja na cumplicidade, na alegria, na tristeza ou aqui, na internet.




"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz."
Machado de Assis
"

3 comentários:

  1. Berenice....
    Se você não existisse, o mundo seria triste e frio.
    Seu gesto foi lindo.
    Lembro como se fosse hoje o dia em que te dei o primeiro abraço.
    Lembro das nossas conversas intermináveis por e-mail, blog, e tantas outras formas.
    Você é 100000000000 e eu Amo você para sempre!

    Amei o seu presente
    Você é um ser I L U M I N A D O

    Bjs com amor
    Renata

    ResponderExcluir
  2. "Berenice somos e seremos amigas para sempre... Tenho certeza disso!
    Como sempre, falo longe dos olhos, mais perto do coração... FELIZ DIA DO AMIGO! Um grande beijo p/ vc e para o tb eterno amigo e irmão Julio.
    Muito obrigada pelo carinho!!!"

    Angelina.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, linda e muito querida amiga Berê...
    Obrigada pela homenagem tão carinhosa!!! me deixou emocionada e muito, muito, muito feliz!!!

    Hoje, Dia do Amigo, deixo a você o meu agradecimento
    pela alegria de estarmos aqui juntas, quase todos os dias, escrevendo, falando de alegrias e tristezas.
    Sabe...você me faz sentir um pouco menos só, como acabei ficando na vida real...
    É certo que, se um dia nossa amizade ficasse menos constante, a tristeza iria ser muito
    grande e bem dificil de superar. Deixo um abraço bemmmm apertado em você, Berê,
    e a alegria de uma amizade eterna entre nós, mesmo assim... no virtual.
    Pra mim isto já é motivo de muita felicidade, embora, tenha a certeza de que
    ainda estaremos juntas um dia dando este abração pessoalmente.

    beijossss...

    ResponderExcluir